sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ARTIGO - O stand-up na capital

Desde março o stand - up comedy faz parte do cotidiano dos brasilienses. O primeiro Fest Riso Brasília - festival de stand-up que corre a cidade até dezembro, com espetáculos mensais - foi criado com o objetivo de trazer os principais artistas do gênero para se apresentar na capital.

Nomes como Rafinha Bastos, Danilo Gentilli, Marco Luque, Felipe Andreolli, (ambos do Programa CQC, da Band), Diogo Portugal (Risorama), Fernando Caruso (Zorra Total), Marcelo Mansfield (Clube da Comédia), Fábio Porchat e Léo Lins (Comédia em Pé), Fábio Rabin (Pânico na TV), Marcelo Adnet (MTV), Bruno Motta (ImproRiso), Marcela Leal e Ângela Dip (Terça Insana), Rudy Landucci e Fuzil (TransaLouca), Dani Calabresa (Comédia ao Vivo) já passaram pela cidade.

Stand-up é uma expressão inglesa que indica um espetáculo de humor, apresentado apenas por uma pessoa, onde o comediante se apresenta sem o auxílio de cenário, acessórios e efeitos sonoros, mais conhecido como humor de cara limpa. O comediante stand - up, se apresenta munido apenas do microfone, onde ele não conta piadas conhecidas, e assim constrói seu texto a partir de experiências pessoais, observações do cotidiano e improvisação.

O gênero chegou ao Brasil, por volta do ano 2001, com os shows dos prestigiados humoristas Chico Anysio e Jô Soares. Sendo bastante difundido principalmente nas regiões sudeste e sul do país, onde se concentram o maior número de artistas. No centro - oeste, o stand - up se estabilizou esse ano, onde está fazendo bastante sucesso. Acredito que aqui em Brasília o gênero ainda tem muito para crescer, porém os ingressos ainda continuam caros, três vezes mais caros, comparados com capitais como São Paulo e Rio de Janeiro. Creio que isso explica o porque não está tão difundido, pois algumas pessoas que gostam deste tipo de humor não tem a possibilidade de prestigiá–lo todos os meses.

Ultimamente no Programa do Jô, na Globo, o telespectador pode conferir todos os dias o quadro Humor na Caneca, onde o apresentador leva um humorista para falar da vida pessoal, da carreira profissional e apresentam uma parte do espetáculo no último bloco do programa.

Os vídeos de espetáculos e do Programa do Jô fazem sucesso no Youtube, os humoristas como Diogo Portugal, Rafinha Bastos e Marcelo Adnet, possuem mais de 20 milhões de acessos na rede. A grande parte dos brasiienses que vão ao teatro, acessam o site de vídeos antes de comprarem os ingressos para ver se vale a pena ir ao espetáculo, porém há pessoas que preferem esperar a surpresa das piadas.

Devido ao grande sucesso do stand - up na cidade, o bar da loja Mormaii do Brasília Shopping, abriu um espaço e criou um palco somente para este tipo de humor. O bar promete levar toda semana um artista da cidade. Como os integrantes da Cia. Os Melhores do Mundo, SeteBelos, De 4 naipes, porém uma pessoa por vez.

Os espetáculos do 1 Fest Riso Brasília, acontecem sempre no Teatro dos Bancários (314/315 Sul), e os ingressos estão a venda nas bilheterias do teatro, FNAC, Planet Music (Pátio Brasil, Brasília e Taguatinga Shopping e Liberty Mall) ou pelo site www.ingressorapido.com.br . Para mais informações ligue para o telefone (61) 3262- 9090.


Fonte: CorrreioWeb

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Hã?!



Diogo Portugal volta a cidade com o seu novo espetáculo  Hã?! 
Com textos próprios, bastante criativos e originais, Diogo ainda tem o poder de rápido improvisação, transformando assim cada espetáculo diferente, dependendo da reação da platéia. Além dos textos, ele canta algumas músicas com letras humorísticas, criando assim um novo diferencial para esse consagrado tipo de humor que está conquistando todo o Brasil. 
A peça conta também com a participação de Elvisley, personagem do programa Zorra Total criado por ele.
Com um grande sucesso, Diogo Portugal é um dos artistas mais visto na internet, no site de vídeos YouTube, o artista possui mais de 20 milhões acessos.
O espetáculo será nos dias 24 e 25 de outubro, no Teatro dos Bancários, sábado as 21 hrs e domingo as 18 hrs. Os ingressos custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia). Para mais informações ligue no telefone 3262 -9090. 
Classificação indicativa: 14 anos.