quinta-feira, 12 de novembro de 2009

ARTIGO: O Filme que contra a tragetória do Presidente da República abrirá o 42º FBCB.


Com 44 anos de criação o Festival de Brasília de Cinema Brasileiro está de volta esse ano com a 42ª edição. O FBCB é o mais antigo de todo o Brasil, e foi criado pelo crítico de cinema Paulo Emílio Salles Gomes, no início da Ditadura Militar e desde então tem sido referência de outras mostras de cinemas em todo país. O Festival foi proibido de ser realizado durante os anos de 1972 e 1974.
Esse ano o Festival de Brasília de Cinema Brasileiro comemora o cinqüentenário da cidade. Na mostra competitiva serão apresentados 5 longas metragens, como Perdão Mister Fiel, É proibido fumar, A falta que me faz, e também 12 curtas metragens como Azul, Água-Viva, Bailão. Porém os olhos estarão voltados para o filme principal que será lançado na abertura do Festival:
Lula, O Filho do Brasil, que será exibido no dia 17 de novembro às 20h30 em uma sessão solene no Teatro Nacional Rodrigo Santoro, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Brasília.
O filme que é dirigido por Fábio Barreto, conta a trajetória do atual presidente do Brasil,
Luiz Inácio Lula da Silva, desde o nascimento até a morte da mãe, em 1980, quando era líder sindical aos 35 anos. O filme conta com a participação de Rui Ricardo Dias (intérprete do presidente), de Glória Pires (mãe de Lula), Cléo Pires (primeira mulher de Lula) e Juliana Baroni (como Dona Marisa Letícia).
O longa foi filmado em sete cidades e 70 locações de Pernambuco e São Paulo, onde o presidente passou parte de sua vida.
Lula, O Filho do Brasil, faz uma viagem por toda a história de Lula, como a infância no sertão pernambucano, a adolescência na periferia de Santos/SP, a vida profissional nas fábricas e sindicatos no grande ABC por onde passou e até a perda da do filho e da primeira mulher.
Em entrevista dada para a imprensa, o diretor Fábio Barreto, diz que a criação do filme não era para contar a história de um presidente ou de um político, mais sim para contar a saga de mais uma família Silva. Porém não sei se acredito muito, pois esse filme pode ser mais uma jogada de marketing para promover o presidente brasileiro para as eleições de 2014, quando ele pretende voltar para está no governo na Copa de 2014 e nas Olimpíadas de 2016. Pode está cedo para fazer esse tipo de coisa, mais creio que quanto mais cedo e mais rápido seja melhor. Eles não poderiam criar uma família Silva para o cinema, poderia ser um grande sucesso. Pois penso que o sucesso do filme depende do talento do diretor, e não somente da história, claro que ela tem uma parte importante nessa conquista.
Mais sempre deixando claro que não tenho nada contra a pessoa e a história do Presidente de nosso país, nem do diretor do filme, ou contra o filme, pelo contrario achei um filme muito bem feito e muito bem produzido. Porém acredito que não seja um filme só para contar a história de uma personalidade, mais sim para promover o Lula, como aconteceu com o filme
2 Filhos de Francisco, foi totalmente uma jogada de marketing para divulgar ainda mais o trabalho do Zezé di Camargo e Luciano.
Os filmes do 42º Festival de Brasília de Cinema Brasileiro serão exibidos no Cine Brasília, no Centro Cultural Banco do Brasil, Embracine CasaPark e Cinemark Píer 21. No encerramento do Festival, no dia 24 de novembro, terá a exibição do longa Brasília a Última Utopia. Para saber mais sobre o FBCB acesse o
site do festival.

Veja o Trailler do filme Lula, o Filho do Brasil.




Fonte: Estadão.com.br

Nenhum comentário: